"a questão ambiental deve ser trabalhada não como resultante de um relacionamento entre homens e a natureza, mas como uma faceta das relações entre os homens, isto é, como um objeto econômico, político e cultural". (MORAES, 2002)

sábado, 28 de abril de 2012

O risco do Marzagão

Em outubro de 2010, o governo da Hungria decretou estado de emergência em três condados depois de  de quatro mortes causadas por um vazamento numa fábrica de alumínio. Seis pessoas desapareceram e outras 120 foram feridas.

Clique aqui e entenda o caso da Hungria

Mais de 700 milhões de litros de lama vermelha, o resíduo, um subproduto da transformação de bauxita em alumina (óxido de alumínio), vazaram de um reservatório que funciona como depósito do lixo industrial de uma fábrica próxima.

A maré de lama vermelha - uma mistura tóxica e corrosiva, com metais pesados - invadiu as ruas, derrubou muros, arrastou carros e destruiu propriedades. Cerca de 400 pessoas foram obrigadas a fugir de casa.



Em Ouro Preto existe o risco de acontecer algo semelhente. Para quem não sabe, a lagoa de rejeitos da Novelis (ex-Alcan), conhecida como Marzagão, está alí bem próxima dos bairros Saramenha de Cima e Tavares. Se ocorrer um rompimento, como aconteceu na Hungria, os moradores de tais bairros também se tornarão mortos, desaparecidos, feridos e desabrigados. Que Deus ilumine os responsáveis pela manutenção e fiscalização daquele mar vermelho no topo da montanha.(fotos de Ouro Preto abaixo)




OBS.: Segundo informações prestadas pela diretoria da Novelis, por meio de Notificação Judicial nos autos do processo 02412.244.551-3 (TJMG/BH):

"... o Lago do Marzagão, além de não possuir material ácido, como pretende 'alertar' o requerido, é o único lago de lama neutralizado do mundo, além de ser uma barragem que atende a todos os quesitos de segurança, atestados pela Pimenta de Ávila Consultoria Ltda, empresa de consultoria técnica com reconhecida especialização e qualificação para tal atividade". 


ATUALIZAÇÃO EM 09/11/2015: http://operarioverde.blogspot.com.br/2015/11/o-risco-do-marzagao-parte-ii.html

5 comentários:

  1. que repotagem cretina, não a risco nenhum para ouro preto, alem de ser segura tem montanhas em volta que não deixaria a lama chegar , alem de ser menor que a da samarco. não iria chegar a nenhum bairro, e que os monitoramentos melhorem ainda mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanderley Kuruzu Rossi Júnior8 de março de 2018 às 23:11

      Então não segue o curso do córrego Tripuí, q passa no pé da barragem e até a ultima vez q fui lá, há 1 ano, mais ou menos, recebia uma água amarela. Filmei e tenho as imagens.

      Excluir
    2. Caro Kuruzu, reproduzi aqui o seu vídeo: http://operarioverde.blogspot.com.br/2016/09/kuruzu-denuncia-o-assassinato-do-rio.html

      Excluir
  2. Boa reportagem, porém ja visitei o marzagão e já monitorei aquela barragem.
    é uma barragem bem segura, pelos monitoramentos que fazem nela.
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. Antlonio, diziam a mesma coisa com relação as represam em Mariana e agora em Brumadinho.....a ret´lorica é sempre a mesm a.......HÁ UM ENORME RISCO SIM, DE ACONTECER MAIS UM CRIME

    ResponderExcluir