"a questão ambiental deve ser trabalhada não como resultante de um relacionamento entre homens e a natureza, mas como uma faceta das relações entre os homens, isto é, como um objeto econômico, político e cultural". (MORAES, 2002)

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Leitura Territorial de Ouro Preto - qual o nosso futuro?

Como parte das ações negociadas com a empresa Novelis face ao encerramento das suas atividades em Ouro Preto, a Associação Casa Azul está realizando um diagnóstico de aptidões, a partir de uma metodologia de leitura territorial, que irá apontar caminhos possíveis para o desenvolvimento de um projeto sustentável para a cidade de Ouro Preto. Como etapa integrante da escuta e levantamento de demandas, foi realizado um Workshop de Leitura Territorial, nos dias 16 e 17 de julho de 2015.

Representando a Federação das Associações de Moradores de Ouro Preto (FAMOP), estive presente e me surpreendi com a boa qualidade do trabalho apresentado. O alto nível do debate e a visível intensão de pensar o futuro de Saramenha e da cidade de Ouro Preto como um todo, incluindo distritos, me encheu de boas esperanças. Espero ansiosamente pelo resultado final do trabalho.

Como ponto negativo registro apenas a ausência do poder público. Dada a importância do tema, era importante a presença das mais altas autoridades municipais, mas infelizmente estavam presentes apenas um representante da Secretaria Municipal de Turismo e uma representante da Câmara Municipal, e mesmo assim não ficaram todo o tempo do evento. Mais uma vez Prefeito, Secretários e Vereadores ficando longe dos grandes temas da cidade enquanto se ocupam apenas de politicagens e demandas de balcão/varejo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário