"a questão ambiental deve ser trabalhada não como resultante de um relacionamento entre homens e a natureza, mas como uma faceta das relações entre os homens, isto é, como um objeto econômico, político e cultural". (MORAES, 2002)

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Alumar anuncia retomada de 100% de sua capacidade de produzir alumínio e gera 2,5 mil empregos


Fonte da notícia: https://maranhaohoje.com/alumar-anuncia-retomada-de-100-de-sua-capacidade-de-produzur-aluminio-e-gera-25-mil-empregos/


por Aquiles Emir -6 de janeiro de 2022


O Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar) anuncia a retomada de 100% de sua capacidade de produção de alumínio. A South 32, empresa parceira no Consórcio, anunciou na noite desta quarta-feira (05), que vai retomar os 40% de sua participação na produção de alumínio na planta.

Foto: Maranhão Hoje

Com o anúncio, a Alumar retoma 100% de sua capacidade de produção, que será de 447 mil toneladas métricas de alumínio por ano (mtpa). Ao todo, a reinicialização envolverá a contratação de mais de mil colaboradores, além de gerar 1,5 mil empregos indiretos na região.

Em setembro do ano passado, a Alcoa, que detém 60% da Alumar, já havia anunciado a retomada de sua parte da produção.

O processo para o reinício da produção já começou. A entrega do primeiro lingote de alumínio está prevista para o segundo trimestre de 2022 e a capacidade total deverá estar operacionalizada até março de 2023 e abastecida com energia 100% renovável.

“Após um planejamento robusto, tenho orgulho em anunciar que retomaremos com 100% da nossa capacidade de produção de alumínio”, disse Helder Teixeira, diretor da Alumar.

“A inclusão da consorciada South 32, junto à Alcoa, trará resultados expressivos em investimentos e geração de emprego e renda para o Maranhão, frutos do compromisso contínuo com o país, governo e sociedade”, concluiu.

Walmer Rocha, gerente da Redução da Alumar, disse que a companhia está muito entusiasmada com todo o trabalho que já está em andamento.

“A produção do primeiro lingote de alumínio está prevista para o segundo trimestre deste ano e, no início de 2023, chegaremos a plena capacidade com a produção de 447 mil toneladas métricas de alumínio por ano. Alcançaremos esse resultado com priorização da mão de obra e empresas locais, qualificação de nossos colaboradores e com excelência operacional, contribuindo de forma destacada para a sustentabilidade financeira e ambiental de nossa companhia”, finalizou.

Sobre a Alumar – O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e OHSAS 18001. Em 2019, obteve a certificação ASI, (AluminiumStewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

COMENTÁRIO DO OPERÁRIO VERDE: é impossível a retomada da produção de alumínio em Saramenha, pois não há mais nada dos fornos e demais equipamentos outrora utilizados por Alcan e Novelis. Contudo, a retomada da produção pela Alumar no Maranhão sinaliza que o mercado de alumina perderá um concorrente, já que toda a produção daquela unidade fabril deverá ser destinada à metalurgia. Logo, a fabriqueta da Hindalco em Saramenha deve ganhar novos clientes! resta saber se junto com essa nova perspectiva virá investimento. Eu ainda duvido...

Nenhum comentário:

Postar um comentário