"a questão ambiental deve ser trabalhada não como resultante de um relacionamento entre homens e a natureza, mas como uma faceta das relações entre os homens, isto é, como um objeto econômico, político e cultural". (MORAES, 2002)

quarta-feira, 30 de maio de 2012

O pozinho nosso de cada manhã...

Todos os dias de manhã, principalmente nesses meses de maio a setembro, os moradores da Vila Operária percebem sobre os seus carros e quintais todo o pó expelido pela Novelis durante a noite. Vejam só:


Vendo essas fotos (de 30/05/12), imaginem o que respiramos diuturnamente...



segunda-feira, 28 de maio de 2012

ALCOA ameça fechar unidades de Poços de Caldas e do Maranhão

A ALCOA está sinalizando o fechamento das suas unidades em Poços de Caldas/MG e em São Luiz/MA, alegando altos custos operacionais.

Vide: http://www.viaeptv.com/epnoticia/noticias/NOT,4,4,390022,Maior+empresa+de+Pocos+de+Caldas+Alcoa+pode+fechar+as+portas.aspx

A decisão sobre o futuro da ALCOA no Brasil deve ser divulgada no próximo mês de junho.

Vide: http://www.blogdodecio.com.br/2012/04/03/alcoa-adia-decisao-de-fechar-fabrica-em-sao-luis/

Vale lembrar que a fábrica da Novelis em Ouro Preto funciona hoje com a alumina vinda do Maranhão. Ou seja, fechando a ALCOA, quem alimentará a fábrica de Saramenha com alumina?

Alcoa Poços de Caldas/MG

Novelis sinaliza mais uma vez que vai desistir da produção de alumínio primário

Deu no site da MM Soluções, uma empresa de comércio e consultoria em metais.

Lei a matéria: http://www.mmsolucoes.net/noticias/brasil-pode-se-tornar-importador-do-metal-em-2012

A Novelis já decidiu o seu futuro, e os investimentos para tanto certamente não passam por Ouro Preto.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

EcoDebate discute o licenciamento ambiental em MG


O site EcoDebate publicou um texto sobre o livenciamento ambiental em Minas Gerais:

 Licenciamento ambiental em Minas Gerais: Legitimando a destruição em defesa dos lucros das empresas: Clique aqui e leia






Resumindo: Amparados por leis e controles fracos, os grandes poluidores sempre se defendem dizendo que "estão cumprindo a lei".

Sindicalistas denunciam risco de fechamento de fábrica em Ouro Preto

 Deu no jornal WebMinas. Leia a matéria completa: http://www.jornalwebminas.com.br/noticias_imprimir.php?noticia=83425


Novelis fechará fábrica de alumínio no Canadá

 Deu no site UOL economia

"12 Abr (Reuters) - A fabricante de produtos de alumínio Novelis, que cortou sua previsão de lucro para o ano fiscal de 2012 por conta de menores vendas e fraca demanda, fechará sua fábrica em Jonquiere, na província canadense de Quebec.

A fábrica tem 157 funcionários e fornece produtos de alumínio para outras instalações da Novelis. O encerramento da produção acontecerá em agosto, disse a Novelis, unidade norte-americana do grupo indiano HindalCo Industries.

"Embora o potencial de crescimento de longo prazo da Novelis permaneça forte, devemos continuar a otimizar nossa base para apoiar eficientemente nossos objetivos gerais de negócios para ter crescimento rentável", disse o presidente-executivo da companhia, Philip Martens, nesta quinta-feira.

A Novelis disse que, após rever suas operações produtivas na América do Norte, determinou que o fechamento da unidade canadense era necessário para ajustar a capacidade de produção na região. A instalação foi aberta em 1971."



Meu comentário sobre o assunto? ACORDA Ouro Preto!

sábado, 5 de maio de 2012

Mais um artigo denunciando os problemas sócio-ambientais da produção do alumínio

 Vejam só, um texto interessante: http://fich.unl.edu.ar/CISDAV/upload/Ponencias_y_Posters/Eje03/Henriques_Porto/Artigo%20para%20congresso.pdf . Abaixo faço a colagem de um pequeno trecho:

"apesar da ABAL (2010) e das  empresas  produtoras  sinalizarem  que  têm  trabalhado  para  reduzir  as emissões de gases do efeito estufa, as informações dos inventários estaduais apontam  que  as  indústrias  de  alumínio  primário  tem se  posicionado  na dianteira  daquelas  que  mais  geram  emissões  desses  gases  no  Brasil"

Depósito de rejeitos químicos virando garagem municipal

Torna-se realidade mais um  absurdo ambiental em Ouro Preto (entre muitos). O velho depósito de rejeitos químicos da antiga Alcan, agora Novelis, passa para a Municipalidade que, na prática, assume a responsabilidade por essa verdadeira "bomba" ambiental. Os mais velhos ainda estão por aí para contar o que tem ali debaixo daquele pátio, mas daqui há alguns anos fica tudo por conta do povo ouropretano. Me faz lembrar o caso do Morro do Bumba lá em Niteroi...

http://www.ouropreto.mg.gov.br/destaques/destaque.php?iddestaque=1077

http://www.ouropreto.mg.gov.br/destaques/destaque.php?iddestaque=1464