"a questão ambiental deve ser trabalhada não como resultante de um relacionamento entre homens e a natureza, mas como uma faceta das relações entre os homens, isto é, como um objeto econômico, político e cultural". (MORAES, 2002)

terça-feira, 29 de março de 2016

Avaliação de Riscos de Saúde para Refinarias de alumina

Estudo de Michael Donoghue, MBChB, MMedSc, PhD e Patrick S. Coffey, BE, BA, MSc, disponível em: http://abal.org.br/downloads/avaliacao_de_riscos_de_saude_para_refinarias_de_alumina.pdf , acesso em 29/03/2016.

"Conclusões: Os riscos de efeitos agudos à saúde estão devidamente controlados e os riscos de efeitos crônicos à saúde e os riscos de carcinogenicidade adicionais são insignificantes nas refinarias de alumina de referência."


Antiga fábrica de cimento é transformada em “castelo verde”

Disponível em: http://maravilhosomundo.com.br/antiga-fabrica-de-cimento-e-transformada-em-castelo-verde


Há sempre uma opção melhor do que o abandono!

segunda-feira, 21 de março de 2016

Casa Azul e Novelis apresentam documento "Legado Ouro Preto"

A Associação Casa Azul, em parceria com a Novelis, realizou em julho de 2015 o workshop de leitura territorial com o objetivo de colher contribuições para pensar o futuro do município a partir das potencialidades e histórias locais. Foi feito o seguinte diagnóstico da cidade:  http://we.tl/jmXJAeHZ8m

Com a participação efetiva de um grupo de lideranças locais, este processo de leitura territorial gerou um conjunto de ações que podem contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Ouro Preto. Estas ações, organizadas nos eixos economia verde, expansão urbana e emprego e renda, foram trabalhadas ao longo dos últimos meses para construir uma proposta de desenvolvimento alinhada com as potencialidades Ouro Preto.

Para apresentar ao grupo de lideranças de Ouro Preto o resultado desse trabalho, validando uma proposta de desenvolvimento para o município, ocorreu no dia 11 de março, às 14hs no Centro de Convenções da UFOP a apresentação de uma proposta que em breve será disponibilizada à comunidade. 

Com a contribuição de todos poderemos avaliar juntos as possibilidades de viabilização e encaminhamentos das propostas desenvolvidas.

Fonte: Associação Casa Azul.

segunda-feira, 14 de março de 2016

Preço baixo da alumina fez metade das refinarias operarem com prejuízo




O analista sênior Ami Shivkar, da empresa de pesquisa de mercado Wood Mackenzie, afirmou que metade das refinarias de alumina no mundo operaram com prejuízo, quando os preços da commodity estavam a US$ 210 a tonelada. Segundo o especialista, as produtoras agora esperam uma recuperação na cotação antes de fazerem cortes na capacidade.