"a questão ambiental deve ser trabalhada não como resultante de um relacionamento entre homens e a natureza, mas como uma faceta das relações entre os homens, isto é, como um objeto econômico, político e cultural". (MORAES, 2002)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Quanto gasto publicitário hein?

Estou impressionado com o recente aumento da quantidade de anúncios da Novelis na imprensa local. Pelo que percebi, todas as rádios, sites e jornais da região foram "contemplados" com publicidade da empresa destacando o seu "grande" envolvimento social... Justo agora, momento em que trabalhadores são demitidos, vizinhos ignorados e autoridades desrespeitadas. Acho que a nova Assessora de Comunicação da empresa pensa que ninguém sabe o que está acontecendo em Saramenha.

Mas enfim, cada um luta com as armas que tem. Cabe à população e às autoridades fazer o devido juízo de valor. Com efeito, não há publicidade que esconda o pó sobre as casas, a fumaça no ar, o descaso e o abandono que se vê na Av. Renê Gianetti.


sábado, 23 de fevereiro de 2013

Ministro do Trabalho recebe Vereadores de Ouro Preto para tratar do fechamento da Redução II

Texto extraído do facebook do Vereador Chiquinho de Assis (PV):

"Junto a uma comissão de vereadores nos reunimos, hoje em Belo Horizonte, com o Ministro do Trabalho, Brizola Neto, para negociar a intercessão do Governo Federal com relação à possível demissaõ em massa na Empresa Novelis / Ouro Preto. Na ocasião, o ministro se comprometeu em intervir junto à Novelis, através de negociações a partir da próxima semana, para que a empresa evite as demissões. Além dos vereadores de Ouro Preto estiveram presentes vereadores o Deputado Estadual Alencar da Silveira Jr. o Deputado Federal José Silva, o Superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego de Minas Gerais, Valmar Gonçalves de Sousa, o secretário do Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, o representante da Federação Democrática dos Metalúrgicos, Geraldo Araújo, o coordenador político do sindicato dos trabalhadores de São Julião, Roberto Wagner, e representantes do Movimento dos Atingidos por Barragem"

Vide também no Portal "ouropreto.com.br" 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Sobre a Reunião Ordinária da CMOP em frente à fábrica

Algumas repercussões da Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Ouro Preto realizada ontem, dia 21 de fevereiro de 2013, em frente à portaria da Novelis em Ouro Preto:







Foto da 14ª reunião da CMOP 2013

Por que não falar a verdade?

Nos atuais dias qual empresa trata os seus funcionários e a população como ingênuos e/ou ignorantes? a Novelis! Ora, com todas as informações já veiculadas sobre os condicionantes no processo de licenciamento ambiental de dezembro de 2012, sobre os indicadores financeiros da empresa e sobre os problemas de logística da fábrica de Saramenha, é difícil ouvir que o fechamento da Redução II é um processo de reestruturação para focar a produção de tarugos, uma mera decisão de negócios. Não seria mais digno falar a verdade e ter a população como parceira?




terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Declarações de Philip Martens, Presidente da Novelis

Em uma recente matéria publicada no site internacional "Platts", o Presidente mundial da Novelis não titubeou em afirmar que, para obter bons indicadores financeiros, se preciso for, vão vender ativos, sem acanhamento, referindo-se especificamente à fábrica de Ouro Preto.

Clique aqui e leia a matéria

A verdade é clara e pulsante. Alguém ainda não entendeu?

A dúvida agora é sobre o futuro dos passivos ambiental, social, trabalhista e material desse agonizante empreendimento.

E o pozinho? continua caindo...

foto de janeiro de 2013

Reunião ordinária da CMOP dia 21/02/13!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Legislativo ouro-pretano realizará Reunião de Vereadores em frente à Portaria da Novelis


No dia 21 de janeiro de 2013, quinta-feira, a Câmara Municipal de Ouro Preto irá transferir sua 14ª Reunião Ordinária para a Rua Simão Lacerda, em Saramenha (entre o Estádio Doutor Raimundo Campos Machado, conhecido como campo do Aluminas, e a Portaria principal da Novelis). 

A iniciativa da Mesa Diretora do Legislativo direciona a pauta da Reunião dos Vereadores para o debate sobre as circunstâncias e os impactos do encerramento da Redução II da Novelis e o possível fim da produção de Alumínio Primário na unidade de Ouro Preto – fatores que poderão acarretar o fechamento da planta da Metalúrgica no Município.
A Reunião Ordinária acontecerá às 16h e é aberta ao público.
---
Foto: Rua Simão Lacerda irá sediar a Reunião da Câmara de Ouro Preto (Ascom/CMOP)

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Mais relatos sobre a Audiência Pública promovia pela CMOP

Saiu também no Jornal "O Espeto": clique aqui e leia

Contra as demissões na Novelis de Ouro Preto, ato é marcado para dia 19 de fevereiro

Contra as demissões na Novelis de Ouro Preto, ato é marcado para o dia 19 de fevereiro

04/02/2013

 A audiência pública realizada no último dia 30 de janeiro na Câmara Municipal de Ouro Preto foi marcada por uma demonstração de clareza e indignação por parte dos representantes dos trabalhadores e dos vereadores presentes.

O coordenador político do sindicato, Roberto Wagner de Carvalho, enfatizou que o fechamento da redução II e a demissão de 160 trabalhadores significam mais um passo rumo à desativação total da companhia, que contará com apenas 440 trabalhadores.

Lembrou que a companhia,durante a década de 90, teve 3.000 trabalhadores. 

Além disso, entre os trabalhadores na lista de demissões, existem muitos que já poderiam estar com aposentadoria especial, entretanto, a empresa não recolhe adequadamente o GFIP e continua preenchendo os PPP´s de forma errada.

Outro aspecto é que muitos trabalhadores estão doentes, com problemas na coluna, ou mesmo vítimas de queimaduras.

Ao final de sua explanação, Roberto expôs que o interesse da Novelis em Ouro Preto é somente investir na venda de energia, já que a empresa possui concessão em diversas pequenas usinas hidrelétricas instaladas em Ouro Preto e outras cidades do interior mineiro.

Explicou que isso se deve ao fato de que a que as usinas de produção de alumínio, como a Novelis, são eletrointensivas e consomem muita energia, representando 35% dos custos totais de produção.

Neste sentido, existe um mercado muito grande de especulação de energia.

O próprio fechamento da Novelis não significa que exista uma crise econômica na empresa. É fruto de uma reestruturação, pois a mesma investiu U$ 300 milhões na ampliação da unidade de Pindamonhangaba.

Como solução para o problema propôs a estatização da empresa, pois a Novelis utiliza os recursos naturais do Estado, a mão de obra e quer especular jogando contra os interesses dos trabalhadores e da população de Ouro Preto.

A Novelis enviou um advogado como representante, o qual, leu e explicou uma carta afirmando que a empresa pretende mesmo o fechamento e as demissões.

As demais falas enfatizaram a indignação contra a empresa. Os vereadores enfatizaram que a Câmara não está a venda ao refutarem um trecho da carta da empresa que afirma investir 500 mil reais em obras sociais.

Como proposta da própria Câmara foi aprovado um ato público na portaria da Novelis no dia 19 de fevereiro, 16 horas, para a participação de toda a comunidade. Também serão agendadas reuniões com o Governo do Estado, Ministério Público do Trabalho, e Governo Federal.

A Federação Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais e os sindicatos filiados estiveram presentes e manifestaram todo apoio dos metalúrgicos de Minas Gerais a luta dos trabalhadores da Novelis. Ouve também a fala do MAB, Movimento dos Atingidos por Barragens, que enfatizou como a Novelis e o governo do Estado trataram as mais de 1.000 famílias expulsas de suas terras para a construção das barragens.

Com informações de Geraldo Batata
Fonte: CSP-Conlutas