A Hindalco do Brasil tem anunciado que pretende explorar minas de bauxita que possui, ou melhor, que 'herdou" da Novelis na região de Ouro Preto e Barão de Cocais. Segundo relatos de um dos representantes da empresa, tais minas seriam suficientes para prover a produção de alumina e hidratos em Saramenha por mais 30 anos.
Ocorre, porém, que grande parte tais minas são objeto de amplo debate ambiental, uma vez que estão nas áreas da Serra do Gandarela.
As notícias abaixo coladas, entre várias outras, nos dão uma boa noção dos debates.
Não é preciso muito esforço para perceber que a viabilidade da produção de alumina e hidratos em Ouro Preto não é tão sólida quanto nos é anunciado.
Aliás, o que mais nos falta são informações precisas sobre o que, quando e quanto a Hindalco tem em seus planos.
Notícia no jornal Hoje em Dia: clique aqui
Notícia no site do projeto "Manuelzão": clique aqui
Notícia no MGTV/Globo: clique aqui
Notícia no jornal O Tempo: clique aqui
Na verdade o forte deste representante da empresa que esteve com seu blábláblá, na reunião da associação de moradores da Vila Operária e os demais é a mentira a falsidade, como se isso fosse um alimento para suas almas, já na mira do criador para serem desmascaradas na hora do juízo final.
ResponderExcluirPergunte a esse sujeito e procure saber como anda o processo milionário que a empresa Emterpel(transportadora) move contra eles, justamente por quebrarem um contrato não pagando aquilo que deviam no transporte de bauxita, da serra do gandarela para a Novelis.
Veja com eles se estes tem a noção de quantos pais de famílias ficaram desempregados quando quebraram o contrato? Pergunte a eles quantas carretas fizeram a Emterpel comprar e depois pararam a produção sem mais nem menos?
Pergunte se no dicionário deles existem palavras como brio, vergonha na cara, pele, ética ou cinismo?
O cinismo está em correr da Novelis, abrir a hindalco, arrumar outros transportadores de bauxita e tocar o barco como se nada tivesse acontecido
com a Emterpel.
Os Deuses das nascentes da bela serra do Gandarela responderão com a mão pesada sobre Vale, novelis, hindalco e outras bizarrices minerárias, quem viver verá!