"a questão ambiental deve ser trabalhada não como resultante de um relacionamento entre homens e a natureza, mas como uma faceta das relações entre os homens, isto é, como um objeto econômico, político e cultural". (MORAES, 2002)

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Legislativo e Executivo de Ouro Preto visitam Barragem do Marzagão

Notícia disponível no site da Câmara Municipal de Ouro Preto
27 de Abril de 2017 - Assessoria de Comunicação e Eventos

Representantes da Câmara Municipal e da Prefeitura de Ouro Preto participaram, nessa quarta-feira (26), de reunião na empresa Hindalco do Brasil, que pertence ao grupo indiano Aditya Birla. Na oportunidade, também fizeram uma visita in loco à Barragem do Marzagão, atualmente, operada pela Hindalco e que recebe os rejeitos gerados no processo de tratamento da bauxita, que resulta na produção de alumina.


Foi feita uma apresentação sobre o histórico e o atual funcionamento da Barragem do Marzagão. O responsável técnico pela barragem, Ângelo Toffolo, apresentou o seu monitoramento geotécnico e a análise de estabilidade, além do plano de ações emergenciais. Ele garantiu aos vereadores, ao prefeito e aos secretários presentes a segurança da Barragem do Marzagão. Segundo Toffolo, a barragem começou a ser construída em 1974 e já foram feitos alteamentos e adequações no local. A sua vida útil estimada para o recebimento de rejeitos é de, aproximadamente, dois anos. Todavia, já estão sendo feitos estudos para a adequação do processo produtivo da empresa visando à disposição de material sólido como rejeito.

Participaram da reunião os vereadores Luciano Barbosa (PMDB), Vantuir Silva (SL), Wander Albuquerque (PDT) e Zé do Binga (PPS); o prefeito, Júlio Pimenta (PMDB); o vice, Tico Miranda (PDT); e diversos secretários municipais.

Foto: Arquivo Hindalco Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário