Foto-A represa de Marzagão, localizada nas proximidades do Bairro Saramenha, em Ouro Preto-MG
Crédito-Danilo Nonato
A Hindalco, empresa responsável pelo gerenciamento do lago de rejeitos provenientes do processo de produção de sua fábrica de alumina, conhecido como Barragem de Marzagão, localizada no Bairro Saramenha, Ouro Preto-MG, divulgou, na tarde desta terça-feira (29), uma nota de esclarecimento afirmando que foi apresentado um relatório de estabilidade ao órgão ambiental mineiro.
A empresa reafirmou o seu comprometimento com a segurança e o Meio Ambiente e destacou que tem mantido “constante monitoramento e gerenciamento de riscos, efetuados com o suporte de equipamentos específicos e consultorias especializadas”.
Desde o rompimento da barragem em Brumadinho (MG), na última sexta-feira (25), tem sido constante a preocupação dos moradores e autoridades em relação à segurança das barragens localizadas nos arredores de Ouro Preto e Mariana.
Leia, na íntegra, a nota de esclarecimento divulgada pela Hindalco Brasil
“A Hindalco do Brasil Indústria e Comércio de Alumina Ltda., na qualidade de responsável pelo gerenciamento do lago de rejeitos de lama neutralizada, oriunda do processo de produção de sua fábrica de alumina, conhecido como Barragem de Marzagão, localizada em Saramenha, Ouro Preto/MG, informa que, nos termos da legislação vigente, apresentou ao órgão ambiental mineiro o Relatório de Estabilidade da mencionada barragem, pelo qual se atestou as condições de estabilidade geotécnicas e de segurança atuais.
Para além do laudo, a empresa mantém constante monitoramento e gerenciamento de riscos, efetuados com o suporte de equipamentos específicos e consultorias especializadas.
A busca pela excelência em Segurança e Meio Ambiente são pilares que fazem com que a Hindalco Brasil mantenha o foco permanente no aprimoramento de todas as suas operações. Como parte dessa filosofia, foi implementada uma tecnologia inovadora em dezembro de 2018 com a instalação do Filtro Prensa, que dispensa a disposição de resíduos em barragem de rejeitos. Com isso, desde janeiro de 2019, foi encerrado o bombeamento de lama para o lago, sendo iniciada também a elaboração do plano de descomissionamento/fechamento da Barragem de Marzagão.
Reiteramos nossas bases de transparência e ampla comunicação com a comunidade e órgãos estatais, postura que permitiu, desde 2015, levar ao conhecimento de mais de 1000 pessoas, por meio de visitas no local, nossos processos e mecanismos de controle da Barragem de Marzagão.
Continuamos abertos a esse contato e nos encontramos dispostos a prestar quaisquer esclarecimentos”.
Em breve, a Equipe de Redação do Jornal Voz Ativa entrará em contato com os responsáveis pela manutenção da Barragem de Marzagão, a fim de levar esclarecimentos e tirar dúvidas da população quanto a segurança da mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário