"a questão ambiental deve ser trabalhada não como resultante de um relacionamento entre homens e a natureza, mas como uma faceta das relações entre os homens, isto é, como um objeto econômico, político e cultural". (MORAES, 2002)

sábado, 29 de janeiro de 2022

Cortes do "Papo Reto" da FAMOP com o Prof. Alberto Fonseca (UFOP)

O Prof. Dr. Alberto Fonseca, do Departamento de Engenharia Ambiental da UFOP, falou à FAMOP sobre a atual situação da fábrica da Hindalco em Saramenha - assistam alguns trechos selecionados pelo Operário Verde: 









sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Novelis faz promessa de doação de área contaminada

Conforme divulgado no website da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, o Prefeito Ângelo Oswaldo (PV) e a Novelis acabaram de assinar um contrato de comodato e promessa de doação do "Parque Urbano das Candeias", instalado no LAGO DO AZEDO

Vamos relembrar o que tem naquele local, conforme levantamento feito pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente:


Mas antes de qualquer questionamento quanto ao passivo ambiental ali instalado e minhas deduções quanto ao real interesse da Novelis nesta ação, indago ao Senhor Prefeito Municipal se ele ouviu a comunidade e, mais ainda, se respeitou o que determina o art. 16 da Lei Orgânica Municipal, que assim dispõe:

"Art. 16. A aquisição de bem imóvel, a título oneroso, depende de avaliação prévia e de autorização legislativa."

Logo, tratando-se de área cujo ônus imediato da manutenção recairá sobre o Município e, pior, será integralmente transferido com a ultimação da doação, com agravante da contaminação do subsolo, o Poder Legislativo não deveria ter sido consultado? vamos apurar e questionar! em breve, mais informações...

Ângelo Oswaldo (Prefeito) e João Bosco (Novelis), na assinatura do Termo de Comodato e Promessa de Doação 
Imagem: Neno Vianna (site da PMOP)


Atualização em 03/03/2022 - clique AQUI e veja o documento na íntegra. 


quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Assista ao Papo Reto FAMOP #9

 No Papo Reto FAMOP o destaque foi a brilhante participação do Prof. Alberto Fonseca, da UFOP! Assistam!!!


quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Será o fim da Volta do Vento?

Diante de tantos desafios gerados pelas chuvas em Ouro Preto, que certamente vão consumir muito tempo de dinheiro da Prefeitura, será que a velha estrada da Volta do Vento voltará a ser caminho para os moradores de Saramenha? mais grave ainda: está sendo feito o devido monitoramento da Vila Operária?




terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Av. Lima Jr. (Volta do Vento) desaba com as chuvas

Um dos principais acessos à Saramenha, a famosa e histórica "estrada da volta do vento", oficialmente batizada como Av. Lima Júnior, sofreu um inédito e expressivo desabamento com as fortes chuvas que atingiram a região nos primeiros dias de 2022. Veja a foto e o vídeo:



Dada a complexidade da obra, sobretudo diante da necessidade de reconstrução do muro de arrimo, creio que vai demorar muito para o reestabelecimento da via. Talvez seja o início da transformação da "volta do vento" em mais uma infraestrutura abandonada do decadente ciclo do alumínio na região. Espero estar enganado!

Chuvas causam alagamentos na Hindalco

Circulam na cidade os vídeos abaixo, que informam sobre alagamentos na fábrica da Hindalco em Saramenha em razão das fortes chuvas que atingiram a região nos primeiros dias de 2022:


Fonte dos vídeos: Grupo da FAMOP no whatsapp.