"a questão ambiental deve ser trabalhada não como resultante de um relacionamento entre homens e a natureza, mas como uma faceta das relações entre os homens, isto é, como um objeto econômico, político e cultural". (MORAES, 2002)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Volta do Vento aterrada com o deslizamento do Morro da Forca?

O Diário Oficial do Município de hoje, dia 23/02/2022, trouxe a seguinte publicação:

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO torna público a Dispensa de Licitação nº. 09/2022, Artigo 24, Lei 8.666/93, Inciso IV. Objeto: contratação emergencial para empresa de engenharia especializada para execução de retaludamento no Morro da Forca e tratamento de erosão na Avenida Lima Júnior, Volta do Vento, localizada no município de Ouro Preto, considerando equipamentos e mão de obra especializada, tendo como favorecida a empresa Destroy Desmonte Técnicos do Brasil Ltda, CNPJ: 23.122.748/0001-62, com o valor global de R$ 4.860.845,25. Superintendência de Compras e Licitações.

Sem adentrar nas divergências quanto à modalidade da licitação, o que me chamou a atenção foi a vinculação entre o retaludamento do Morro da Forca e o reparo na Av. Lima Júnior (Volta do Vento). Infere-se do texto acima que o material que deslizou sobre o Solar Baeta Neves na Estação será utilizado para tampar o buraco que surgiu na Av. Lima Júnior. Ocorre que todos sabem que o Morro da Forca é coberto majoritariamente por solo eluvionar/coluvionar altamente permeável, com bastante propensão ao escorregamento. Logo, como pode tal material ser utilizado na íngreme encosta da Av. Lima Júnior? ainda mais estando tal material fragmentado?


Trecho do Parecer Técnico IG-1405-DEC-E-LT-00, do IGEO, de jan./2014
(clique aqui e leia

De antemão peço desculpas por eventuais entendimentos técnicos equivocados, uma vez que não sou geólogo ou geotécnico, mas mesmo sendo um leigo no assunto tenho capacidade de temer a solução técnica vislumbrada pela Secretaria Municipal de Obras. Sempre escutei dos mais velhos que um bom aterro não pode ser feito com terra ruim, sobretudo filito! Imaginem se tal material não se sustentar na Volta do Vento e voltar a deslizar, causando a obstrução do Rio Funil? será uma tragédia para Saramenha! Fica aqui o registro e alerta! Ademais, jogar terra no buraco da Av. Lima Júnior sem a recomposição do muro de arrimo parece-me uma medida equivocada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário