"a questão ambiental deve ser trabalhada não como resultante de um relacionamento entre homens e a natureza, mas como uma faceta das relações entre os homens, isto é, como um objeto econômico, político e cultural". (MORAES, 2002)

sábado, 27 de fevereiro de 2021

O que a Hindalco quer instalar na antiga fábrica de pasta?

Depois da reunião do CODEMA de ontem, dia 26/02/2021, consegui entender melhor o que a Hindalco do Brasil quer instalar na antiga fábrica de pasta.

Trata-se de uma estação de gás para o reabastecimento de empilhadeiras, contendo dois tanques de GLP (gás de cozinha) com 2.000 Kg cada um, totalizando, portanto, 4.000 Kg de estoque. A foto abaixo, extraída da internet, ilustra o modelo:


O local escolhido pela direção da fábrica para a instalação do equipamento é na antiga fábrica de pastas, coladinho com o muro que faz frente para a Escola Tomás Antônio Gonzaga. Veja foto apresentada no Relatório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente:


No topo da foto, destacado por mim, é possível ver o muro existente na divisa da fábrica com a rua, ao lado do portão da antiga fábrica de pasta. Nesse local, salvo engano, ficavam os equipamentos que antigamente recebiam a descarga do piche trazido pelos caminhões. 

O equipamento ora proposto pela Hindalco é chamado de "pit stop" e consiste em um sistema de compressão (incluindo compressor, estocagem e abastecedor) a ser instalado em indústrias, preponderantemente voltado para empilhadeiras, que são convertidas de seu combustível tradicional (GLP) para Gás Natural (GNV). Estes "pit stop" de gás podem também abastecer veículos comuns com GNV. (fonte: https://www.multiflow.com.br/pit-stop-gas)




Nenhum comentário:

Postar um comentário