"a questão ambiental deve ser trabalhada não como resultante de um relacionamento entre homens e a natureza, mas como uma faceta das relações entre os homens, isto é, como um objeto econômico, político e cultural". (MORAES, 2002)

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Qual o futuro de Saramenha?

Nos últimos dias uma avalanche de notícias chegou à Saramenha sobre os novos rumos na antiga fábrica de alumínio.

Ao mesmo tempo em que alguns veículos de imprensa divulgaram a possibilidade de reabertura da fábrica de alumina e de investimentos, outros anunciaram o fim da Redução II com cerca de 160 demissões.


Igualmente desencontradas, vieram as notícias de que o presidente da Novelis para a América Latina fez uma visita de cortesia ao Prefeito José Leandro (clique aqui e leia) reforçando as "parcerias" e falando de futuro, e a notícia de que fábrica de Saramenha deixará de ser da marca Novelis e passará a pertencer à AV Minerals, com sede na Holanda. Ou seja, foi uma visita de início de relacionamento pessoal ou de despedida institucional? Por que os diretores da unidade de Ouro Preto não estiveram no encontro?

Aliás, contraditórias também estão as justificativas para o fechamento da Redução II. A direção da fábrica fala em "reorganização", os funcionários falam em alto custo de energia elétrica e este blog apurou que a SUPRAM CM/MG condicionou o licencimento ambiental da fábrica à instalação de um "dry scrubber" na Redução II, o que implicaria em um enorme investimento aqui: fechar para não investir?

Enfim, outras notícias continuam chegando e serão postadas aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário