"a questão ambiental deve ser trabalhada não como resultante de um relacionamento entre homens e a natureza, mas como uma faceta das relações entre os homens, isto é, como um objeto econômico, político e cultural". (MORAES, 2002)

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Rumores sobre a reabertura da fábrica de alumina

Caros leitores,

Por mais de uma vez, os colaboradores do Operário Verde relataram que a Novelis está discretamente se preparando para reativar a fábrica de alumina, paralisada desde 2009 (clique aqui e relembre). Dizem que já estão chegando equipamentos  novos e usados trazidos da extinta fábrica de Aratu/BA. Alguns relatam que o objetivo é produzir mais alumínio, já outros afirmam que a nova alumina será utilizada na indústrica de cerâmica e louças. Enfim, como a direção da fábrica nunca se manifesta, ficamos aqui ouvindo uma notícia aqui e outra acolá.

Para mim é uma boa notícia. Ora, primeiro significa que haverá de fato um investimento na fábrica de Ouro Preto (e não apenas manutenção), uma vez que a estrutura da fábrica de alunina de Saramenha está visivelmente deteriorada e deverá passar por uma profunda reformulação. Depois porque deverá resolver o atual problema do lançamento de alumina sobre a Vila Operária, decorrente, segundo alguns operários, do procedimento pneumático de descarga de carretas, bem como da diferente granulometria da alumina maranhense. Por fim, minha alegria está no fato de que para entrar em operação a nova fábrica de alumina deverá passar por todo um novo processo de licenciamento ambiental que contará, obrigatoriamente, com uma audiência pública.

Agora é esperar para ver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário