"a questão ambiental deve ser trabalhada não como resultante de um relacionamento entre homens e a natureza, mas como uma faceta das relações entre os homens, isto é, como um objeto econômico, político e cultural". (MORAES, 2002)

terça-feira, 10 de maio de 2016

Sindicato e funcionários demitidos da Vale Manganês fecham trânsito na BR 040 em Congonhas-MG

Informações de: Jornal "Voz Ativa" - Disponível em: http://www.jornalvozativa.com/sindicato-e-funcionarios-demitidos-da-vale-manganes-fecham-transito-na-br-040-em-congonhas-mg/ 

10/05/2016 às 09:45 por 




































































Por mais de duas horas os funcionários demitidos da Vale Manganês, em Ouro Preto-MG e Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Julião fecharam, em manifestação pacífica, o trânsito, na BR 040, em Congonhas-MG, cidade na qual a Vale tem unidades, desde as 6h 15 min.
Nó último dia 05 de maio, a empresa anunciou o fechamento da Vale Manganês em Ouro Preto, com o desligamento de mais de 160 trabalhadores. Segundo o Sindicato, o lucro auferido e os investimentos feitos pela empresa ao longo dos anos de 2013 e 2014 não justificam o fechamento da fábrica.
Outros atos dos funcionários demitidos e Sindicato já foram realizados em outros locais, entre eles, a portaria da própria fábrica; na Praça Tiradentes, centro de Ouro Preto; na câmara municipal, onde forma recebidos pelos vereadores e em frente a prefeitura municipal por duas vezes, quando, em nenhum dos dois momentos, foram recebidos pelo prefeito para dialogar sobre a situação.
Segundo Roberto Wagner de Carvalho, a atitude do prefeito de Ouro Preto tem sido a mesma de outros momentos de tensão para os trabalhadores, para a própria receita municipal e bem estar financeiro do município, como, por exemplo, no fechamento da Novelis, anunciado no dia 16 de outubro de 2014, quando mais de 350 trabalhadores foram afetados.
O Manifestação de hoje, na 040, fechou a pista com uma barricada de pneus em chamas e contou com a participação da Frente Brasil Popular. O ato foi também contra a situação política pela qual passa o país e, ainda segundo Wagner, contra o verdadeiro golpe que está em andamento no país. Faixas com os dizeres “Temer Golpista”, “Vale Assassina” e “Não vai ter Golpe” foram usadas pelos manifestantes.
O atos sindicais já surtiram impacto positivo, segundo o sindicato, pois a empresa já fala em transferir os trabalhadores afetados, ao invés de efetuar as demissões.
A manifestação terminou por volta de 8h 20min. As pistas foram liberadas e o trânsito flui normalmente

Foto: Jornal Voz Ativa, Tino Ansaloni

Nenhum comentário:

Postar um comentário