"a questão ambiental deve ser trabalhada não como resultante de um relacionamento entre homens e a natureza, mas como uma faceta das relações entre os homens, isto é, como um objeto econômico, político e cultural". (MORAES, 2002)

quinta-feira, 3 de março de 2022

Hindalco vende ativos de Saramenha para Terrabel

Na manhã desta quinta-feira, dia 03 de março de 2022, a comunidade ouro-pretana (menos eu!) foi surpreendida com a notícia de que a Hindalco do Brasil vendeu os ativos da fábrica de Saramenha para a empresa mineira Terrabel, especializada em maquinário pesado para mineração. 

Ouça o áudio veiculado na Rádio Itatiaia Ouro Preto: CLIQUE AQUI

Sobre a Terrabel: CLIQUE AQUI

Ao longo dos próximos dias mais informações certamente chegarão ao conhecimento da população, mas por enquanto o que se vislumbra é o fim da fábrica e sua conversão em estacionamento de maquinário de mineração. 

Isso porque, como já foi amplamente divulgado aqui no blog, a produção de alumina em Saramenha enfrenta sérios problemas ambientais e está há mais de um ano sem licenciamento e, por consequência legal, sem alvará de funcionamento. Para que a nova proprietária dos ativos possa produzir alumina aqui será preciso um altíssimo investimento e muito esforço para corrigir tudo de errado que a Novelis e a Hindalco fizeram nos últimos anos. O mais provável é que, diante da inviabilidade operacional, a Terrabel anuncie outro tipo de empreendimento no local. 

Aliás, "muita coincidência" uma empresa especializada em descondicionamento de barragens se instalar aqui, no município com o maior número de barragens a montante! do ponto de vista de logística os gigantescos galpões da Saramenha são preciosos para essa atividade. 

Vamos aguardar por mais informações!


atualizado às 11h35min de 03/03/2022.


Nenhum comentário:

Postar um comentário