O radialista Antônio Isidoro, da Rádio Itatiaia Ouro Preto, conversou por telefone com o Sr. Rogério Almeida, Vice-presidente de Operações da Novelis, que falou sobre a venda das usinas hidrelétricas da empresa na região de Ouro Preto.
Ouça o áudio:
https://www.facebook.com/photo.php?v=705597689498064&set=vb.100001435175710&type=2&theater
Rogério Almeida (Foto: Marcos Ivan, Canal39) |
Faltou na entrevista alguém lembrar o velho jargão de que "alumínio nada mais é do que energia elétrica empacotada". A verdade, dita entrelinhas, é que o foco da Novelis é a laminação de alumínio e não a sua produção primária.
Fato é, e contra isso não há argumentos, que concluída a venda das hidrelétricas a produção de alumínio primário em Ouro Preto será praticamente inviável.
Acho que essa atitude deveria ter sido tomada logo em 2007, quando o grupo Aditya Birla comprou a Novelis. Já que o foco é (e sempre foi) a laminação, deveriam ter dado outra destinação à fábrica de Saramenha para garantir-lhe algum futuro, mas infelizmente optaram por exaurir aqui tudo e todos, causando sofrimento às famílias dos funcionários, às populações vizinhas e a história das pessoas que dedicaram anos de suas vidas à construção daquilo que é hoje uma mera sombra do que já foi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário