Lamento profundamente pelo desemprego que será gerado. Lamento mais ainda pelo futuro incerto do passivo ambiental, como o Marzagão, o Lago do Azedo, a Panificadora e a própria área onde está a fábrica. Lamento também pelas inúmeras pessoas que continuarão com os problemas de saúde em razão da poluição a que foram expostas.
Me causa estranheza, porém, o espanto de alguns. Ora, os problemas de desatualização tecnológica, energia e falta de competitividade eram notórios. Uma crise mundial rondando as fábricas de alumínio e a velha e ultrapassada fábrica de Saramenha produzindo como se nada ocorresse? Não havia outro caminho, senão o fechamento.
O nosso blog vem denunciando isso há 3 anos e cobrando das autoridades uma ação mais eficaz para a proteção dos trabalhadores, das comunidades e do meio ambiente. Mas infelizmente o que vimos foi a covardia daqueles que deveriam nos defender. Mesmo diante de tantas provas, os nossos órgãos de gestão e de representação preferiram o silêncio e as alianças com os empresários.
Aliás, lendo agora as postagens que aqui foram feitas nos últimos 3 anos, algumas até parecem previsões futurológicas. O que antes era apontado pela empresa como mentira ou ignorância, agora é a mais pura realidade.
A cidade deve agora discutir de forma séria e profunda o que será de Saramenha. Não podemos deixar que o abandono continue sendo a única marca para aquela região. Não podemos deixar que a especulação imobiliária tome conta daquilo que pode ser terreno fértil para outras atividades econômicas. Não podemos deixar que o passivo ambiental seja abandonado ou transferido ao poder público.
Mais ainda, precisamos acompanhar de perto como será a atuação da Hindalco do Brasil Ltda, empresa do mesmo grupo empresarial que assume agora o protagonismo na região.
Uma coisa é certa: Operário Verde continuará na luta por melhores condições socioambientais em Saramenha!!!
(atualização em 17/10/2014): e para aqueles que acham que "ganhei" algo com o fechamento da Novelis em Ouro Preto, peço-lhes que leiam a seguinte postagem que fiz em 27/08/2012: http://operarioverde.blogspot.com.br/2012/08/o-que-quer-o-operario-verde.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário