"a questão ambiental deve ser trabalhada não como resultante de um relacionamento entre homens e a natureza, mas como uma faceta das relações entre os homens, isto é, como um objeto econômico, político e cultural". (MORAES, 2002)

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Qual o futuro de Saramenha?

Neste momento em que se discute o futuro de Saramenha, trago à atualidade a seguinte postagem que fiz em 10 de março de 2014: http://www.operarioverde.blogspot.com.br/2014/03/monografias-recentemente-apresentadas.html

Refiro-me a monografia intitulada "Reintegração de área urbana: desafios e potencialidades da desativação industrial. Estudo de caso Novelis, Saramenha, Ouro Preto/MG", da aluna de arquitetura Ana Rocha, que pode ser lida no seguinte endereço: https://drive.google.com/file/d/0B0DbwjCkPZUaaDhyalYwVGlJTWc/edit?usp=sharing

No mesmo sentido, vale relembrar também outra postagem, que fiz em 14 de outubro de 2013: http://www.operarioverde.blogspot.com.br/2013/10/ha-sempre-muitas-opcoes-para-o-depois.html

4 comentários:

  1. André, não tenho seu e-mail, favor retirar essa mensagem e postá-la no blog, como o desabafo de um pai que dá seu sangue dentro daqueles muros desde 1987 e agora doente vem ser demitido. Junte com o restante da mensagem que continua em outro comentário


    O FUTURO DE SARAMENHA

    No mundo moderno, a presença do capital é inegável. A predominância do capitalismo como forma de organização econômica na maioria dos países denota a relevância que o denominado “capital” tem, e não somente em assuntos ou setores econômicos, mas em todos. Em Saramenha não é diferente!
    Assim começo te dizendo qual será o futuro de Saramenha!
    A corrupção que caracteriza a gestão da Novelis/Hindalco com os interesses dos mais poderosos economicamente dentro destas “organizações”, mais criminosas do que de interesse da comunidade vão controlar a região. Na verdade criaram dentro destes antros uma espécie de partido, onde usam do seu poder de persuasão pela perseguição para obter benefícios fixos. Com tal observação urge dizer-te, com eles vai se embora os sonhos e toda esperança de vê-la fervilhar. Se Drumond estivesse aqui diria: ”Saramenha é só um retrato na parede”.
    Junto a isso, existem dois fatores que determinam o interesse deste “partido” sobre a região: o medo de largarem o “osso” pela falta de competência e não inserção em outros mercados de trabalho e o pavor de trabalhar em outra organização e não conseguirem por em prática suas falcatruas.
    O aspecto central do momento atual de Saramenha consiste no nível de tolerância dos dirigentes da região que assistem, passivos, a muitos e muitos anos aos blefes que ora culminam com essa derrocada por parte de verdadeiros cavaleiros do apocalipse. A Hindalco é o último destes blefes.
    MICHELS, autor que afirma que a democracia moderna é dominada por oligarquias partidárias, entende que, para um partido se destacar no sistema representativo democrático, este deve ter um “bom caixa”, um “bom tesoureiro”. Nesta linha de pensamento, o autor diz que, se o partido não tiver influência econômica no cenário político, provavelmente sequer participará do poder. Esse “partido” que está afundando Saramenha se encaixa muito bem na afirmação de MICHELS, fizeram bom caixa em contratos, nos polpudos salários, na fuga alucinante para a Hindalco, sabendo do fechamento da Novelis e de lá continuam sua gestão OSTENTAÇÃO/ORDENHAÇÃO.
    Mônica Herman Salem CAGGIANO diz que o dinheiro é utilizado como um instrumento para se vencer a disputa pelo poder e prestígio num processo eleitoral, na Novelis/Hindalco processo senhorial, venceu o “senhorzinho”, por enquanto..................

    ResponderExcluir
  2. Digo a você que para praticar atos de corrupção e daí os desmandos é feita uma arrecadação por meio de lobbies. No caso em riste nos ouvidinhos dos superiores, dos gestores públicos buscando nada mais nada menos a carta branca para agir, finjir, errar,ferrar, fechar, fechar Novelis, obscurecer Saramenha.
    Os lobbies – proibidos no ordenamento jurídico brasileiro – utilizados a exaustão dentro das empresas de Saramenha tornam seu futuro obscuro.
    Por outro lado, aqui cabe outra advertência: ao tratar de corrupção, não se pode cair na tentação de avaliá-la com a pretensão de eliminá-la. É uma utopia pensar que a corrupção poderá ser totalmente extinguida, como tampouco é possível tratá-la em todos os seus aspectos. A corrupção se dá unicamente porque o INDIVÍDUO decidiu praticar uma conduta corrupta, independentemente do seu entorno, e é justamente por isso que sempre haverá corrupção, o que Saramenha quer é que pelo menos os corruptos mudem, são sempre os mesmos.
    Preço de alumínio, tecnologia ultrapassada, processos na justiça, ministério público do trabalho, TAC, estratégia global da empresa, preço da energia elétrica, passivo ambiental, passivo social, acidentes do trabalho com mortes e mutilações, contaminações ambientais, poluição, produtos cancerígenos, péssimo lugar para se trabalhar, clima tenso e ruim, desconfiança, descrença, danos morais, mentiras, perseguição. Labirinto que o tal “partido” construiu e nele se perdeu.
    Termino te respondendo: _sobre o futuro de Saramenha não sei dizer, só Deus!
    Porque só ele vai extirpar esse mal que se alojou dentro daqueles muros, a muitos e muitos anos.


    ResponderExcluir
  3. E o que nos deixa mais indignados ainda, é ver que tais partidos encheram o bolso de dinheiro na venda das hidrelétricas da Novelis.
    Tais partidos deveriam se envergonhar de lágrimas falsas no fechamento dessa fábrica.
    Porque os únicos beneficiados com o fechamento, são os grandões poderosos, e os pais de família, que lutem na justiça pelos seus direitos.
    Parabéns ao blog que nos dá espaço para desabafo nesse momento tão triste que vive o povo ouropretano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para cada lado que se olha é possível ver uma mãe, filho, filha,pai , enfim alguém que será afetado por esse golpe na já frágil estrutura de Saramenha.
      Torço para que não, que não haja caça às bruxas,porém pessoas afetadas já demonstram desespero, como ocorreu na reunião do sindicato na sexta-feira. Sabem que os responsáveis pelo fechamento pularam para a Hindalco.
      Acenderam o estopim de um barril de pólvora, cuidado para que não exploda em suas próprias caras, apesar de terem muitas.........

      Excluir